Melhore sua Vida em todos os Aspectos com a Massagem

Talvez, possivelmente, você pode estar se indagando que a aplicação de massagens regulares ou sessões de terapias alternativas são apenas um luxo, realizadas apenas para pessoas que dispõem de muito tempo ou recursos financeiros para tal.

Mas a realidade é completamente diferente. Qualquer tipo de trabalho que você execute, apenas uma automassagem poderá lhe fazer muito bem. E dura pouco minutos, dependendo do caso, sem a necessidade de se contratar um profissional massagista, apenas para relaxamento e alívio do estresse diário.

Apenas uma massagem diária tem a capacidade de não apenas trazer o relaxamento esperado e, assim, aliviar os sintomas tão corriqueiros em nossas atividades, mas trazer uma gama benesses à nossa saúde.

Uma massagem poderá lhe ajudar de diversas formas, muitas ainda discutidas pela ciência, porém a maioria apoiada por pesquisas importantes, que comprovam que a massagem traz muito mais do que apenas relaxamento, mas um conjunto de benefícios incríveis e numerosos para a saúde.

A massagem não alivia somente o estresse, mas ajuda a prevenir o esgotamento físico e mental.

A maneira mais óbvia e que todos conhecem é que a função primordial da massagem é aliviar o estresse. Mas saiba que massagens realizadas por profissionais massagistas credenciados e experientes, também podem ser um tratamento profilático (preventivo), evitando o que chamamos de “burnout”.

Ou seja, massagens regulares ajudam a manter o equilíbrio emocional de profissionais estressados, responsável por atividades extremamente desgastantes e com muita responsabilidade, como o cumprimento de diversos prazos. As massagens têm o poder de impedir que a pessoa entre naquele ciclo conhecido de desgaste excessivo que culmina justamente no estresse e na ansiedade.

Todos esses aspectos devem-se ao fato de que a massagem atua diretamente no sistema nervoso de qualquer pessoa, tornando-a mais resiliente e com mais disposição para encarar os desafios da vida.

A massagem promove a ampliação da circulação sanguínea, nutrindo melhor as células, tecidos e órgãos, tornando o paciente com maior capacidade de desempenhar suas funções. Pois com mais vitaminas e nutrientes, a pessoa tem mais energia e, consequentemente, mais disposição.

Outro fato interessante sobre a aplicação de sessões regulares de massagens é que os movimentos realizados pelos procedimentos e técnicas auxiliam a drenagem linfática. Ou seja, as impurezas dos organismos (resíduos linfáticos) são removidas com maior facilidade, tornando o indivíduo ainda mais energizado e imune a doenças ou enfermidades.

Sendo assim, a massagem atua diretamente através de outros mecanismos na prevenção do esgotamento físico e mental, aumentando a qualidade de vida e trazendo às pessoas menos estresse, mais resistência física, melhoras importantes no seu sistema imunológico, assim como melhoria dos processos de nutrição e redução das impurezas, acarretando uma vida com maior bem-estar, mais pré-disposição e menor propensão ao estresse e ansiedade.

Mas a massagem não se restringe apenas à saúde mental

Apesar de todos os benefícios obtidos com a massagem para sua saúde mental, as massagens regulares não apenas irão ajudá-lo a reduzir a combater o estresse. Irá torná-lo mais resiliente, mais pré-disposto e aumentar, assim, a sua produtividade.

A massagem vai além dos benefícios mentais. Por exemplo, a depender da modalidade da massagem, conseguimos aliviar dores musculares e até mesmo articulares, obtidas através de horas de trabalho provenientes de uma má postura.

Uma postura inadequada acaba, por si só, prejudicando o desempenho do profissional, pois determinados músculos ficam sobrecarregados, tentando anular o efeito da má postura.

Dessa forma, a massagem, – por exemplo dos tecidos profundos -, atua diretamente no músculo tensionado ocasionado pela má postura, assim como nos nós de tensão, aliviando-os ou desfazendo-os, eliminando as dores e desconfortos causados pela má postura, assim como corrigindo a postura com o fortalecimento muscular afetada promovido pela musculatura massageada e manipulada.

Outro exemplo que podemos citar são as rigidezes musculares, que podem ocasionar efeitos mais sérios e preocupantes, como o reumatismo. A massagem ajuda aliviar as dores provenientes de rigidez muscular, pois atua diretamente nos tecidos conjuntivos (membrana que envolve os músculos), assim como também na musculatura, aliviando qualquer tipo de tensão.

Por exemplo, profissionais que utilizam por muito tempo seus computadores e notebooks, podem desenvolver problemas como tendinite e perda parcial da flexibilidade natural das mãos.

Sessões de massagens, ou até mesmo a automassagem nas mãos podem aliviar as dores e o problemas narrados, uma vez que os movimentos ordenados da terapia aumentam a flexibilidade dos tendões, das articulações e de toda a musculatura envolvida nos movimentos de digitação.

A massagem no controle das dores e no aumento da flexibilidade

Pode parecer que não seja importante para um profissional ou trabalhados ter uma boa flexibilidade. Mas essa constatação é um grande equívoco.

A massagem sueca, além dos efeitos do relaxamento, também ajuda aprimorar a flexibilidade do paciente. Uma pessoa mais flexível sente menos dores em suas articulações e juntas. A flexibilidade ajuda na realização de várias tarefas cotidianas, sem que a pessoa tenha qualquer tipo de dor ou desconforto ao se mexer. Seja para o que for, às vezes apenas para amarrar um cadarço, uma boa flexibilidade permite que ação seja feita de forma mais natural, sem dores e sem impedimentos.

O Controle da dor e da flexibilidade, desta forma, obtidos, por exemplo, com massagens simples em pontos estratégicos com a ajuda de um profissional massagista, poderá aumentar substancialmente a produtividade do trabalhador. Tornando-o muito mais apto a desempenhar com maior facilidade e de forma mais proveitosa, trazendo, como consequência, melhores resultados.

As vantagens da Melhora hormonal com a massagem

A massagem não se restringe apenas aos aspectos mentais e físicos (estresse, dores e desconfortos). Massagens feitas regularmente, também são benéficas pois reduzem a quantidade de cortisol no organismo, diretamente envolvido com aumento do estresse.

Um planejamento bem realizado, com massagens específicas adequadas, como a massagem ayuvérdica, ajuda no reequilíbrio das funções vitais do corpo, controlando os níveis hormonais, tais como aumento dos níveis de endorfina, possibilitando mais alegria e disposição, além de reduzir os níveis de cortisol. A massagem ajuda a reequilibrar os níveis destes hormônios, influenciando diretamente no nosso comportamento e bom-humor.

Uma massagem relaxamento, como exemplo, aumenta os níveis de ocitocina, impedindo a tensão muscular, aumentando a concentração, além de auxiliar o fluxo intestinal e estabilizando a pressão arterial, problema muito comum e decorrente na atividade do profissional jurídico, que se expõe de maneira intensa ao nervosismo e estresse, diante de tantas audiências, onde se vê obrigado a se comunicar de forma convincente e adequada.

Conclusão

A massagem ou a massoterapia é uma excelente forma, de baixo custo, ou até mesmo gratuita como a automassagem, excelente na prevenção e na recuperação de doenças, dores e desconfortos musculares e articulares, melhorando significativamente a qualidade de vida.

Pois estados críticos como estresse profundo podem comprometer seriamente a saúde, promovendo outras complicações como a ansiedade crônica e outros distúrbios mentais, afetando diretamente o desempenho das funções plenas de profissionais ou jurista, prejudicando a sua importante atuação na sociedade.

O bem-estar destes profissionais é fundamental, não somente para a saúde individual do trabalhador, lhe proporcionando bem-estar, mas também muito importante para a garantia da proteção dos bens e serviços prestadora aos cidadãos, como a importância do aumento de sua produtividade em suas atividades para o bem da sociedade.