TUDO SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS

Os termos fusões e aquisições no mercado financeiro representam o processo de negociações que ocorrem entre organizações e pessoas físicas, que são consideradas cotistas e que visam transferir cotas sociais de uma empresa para outra empresa ou ainda para pessoa física.

Para compreender melhor os conceitos de fusões e aquisições é necessário entender e compreender o que representa um investidor estratégico e o investidor financeiro. O investidor estratégico opera quando comprador investe no mesmo segmento da vendedora e tem interesse operacional na empresa com intuito de manter um investimento a longo prazo, já o investidor financeiro ocorre quando o comprador tem interesse focado em maximizar o retorno por meio da retirada de dividendos e de ganho de capital na venda do ativo em curto e médio prazo.

Segundo o empresário investidor Georges Sadala, a fusão representa a consolidação mútua de duas ou mais empresas para formar uma nova organização. Neste processo as empresas envolvidas concordam em integrar suas operações em uma única entidade, de modo que haverá assim compartilhamento de propriedade, controle e lucro. Nesse sentido, os acionistas das antigas empresas farão parte da nova empresa.

Principais tipos de operações de fusões e aquisições

fusão de empresa acontece quando duas ou mais sociedades se juntam para formar uma sociedade nova, como apontou o empresário Georges Sadala Rihan, neste tipo de operação social de direitos e obrigações que acontece normalmente por meio de permutas de ações.

O processo de aquisições de empresas ocorre quando o comprador adquire a totalidade ou uma parte do negócio que seja relevante, nesses casos a integração ocorre de maneira mais complexa. Existe ainda o trabalho de incorporação empresarial, onde uma ou mais empresas são absorvidas por outras de modo que ocorre o desaparecimento da empresa incorporada, sendo esta considerada uma integração ainda mais complexa.

Existem ainda outros modelos de fusões e aquisições como o processo de cisão empresarial, incorporação empresarial e Joint Venture. No entanto, se você está iniciando no mercado de investimentos ou no mercado financeiro empresarial, torna-se ainda mais importante compreender quais são as principais aplicações de fusões e aquisições e quando utilizá-las.

Segundo o investidor empresário George Sadala, um dos principais objetivos das fusões e aquisições é acelerar o crescimento empresarial. Muitas empresas possuem potencial para crescer de maneira muito mais rápida do que crescem atualmente, principalmente por falta de capital para financiar maior fabricação, campanhas de marketing, estoques e equipe comercial. Deste modo, as ferramentas de fusão e aquisição irão conectar investidores que querem investir o seu dinheiro em negócios rentáveis e com potencial estratégico de crescimento empresarial.

Como lidar com os momentos de crise?

Segundo o empresário e investidor Georges Sadala, existem algumas possibilidades de atuação para momentos de crise, a primeira é encarar o momento como uma ameaça e a segunda encarar este momento como uma oportunidade.

Apesar de ser difícil compreender momentos de crise com uma oportunidade, é importante que as empresas se preparem melhor diante das dificuldades que emergirem, os será neste momento que elas terão a oportunidade de fortalecer ainda mais o seu negócio e de adquirir outras empresas, fazendo fusões ou ainda diversificando o seu risco.

Por outro lado, quando encaramos o momento de crise como uma ameaça uma das maiores consequências é levar a empresa ou negócio à falência, principalmente no momento de instabilidade econômica, política e de mercado, por isso as ferramentas de fusões e aquisições contribuem diretamente para apoiar as empresas nesses momentos de dificuldade.

Quem é Georges Sadala?

O investidor e empresário Georges Sadala é graduado em direito e iniciou no mercado fonográfico no ano de 1985, sendo que em 1993 empresário abriu a sua primeira loja no Barra Shopping. Depois de um promissor crescimento e de ter aberto mais de 20 lojas em todos os shoppings do Rio de Janeiro, o investidor vendeu toda sua rede em 1999 passou a ser correspondente bancário exclusivo do banco BMG.

Georges Sadala tornou- se um dos maiores correspondentes bancários do Brasil atualmente trabalha diretamente com a área imobiliária investe em grandes projetos do setor, atuando no Rio de Janeiro e em São Paulo. No ano de 2020, o empresário decidiu investir e se especializar na área de M & A, atuando primordialmente com investimentos empresariais e novas oportunidades de negócio.

Geton

Back to top